sexta-feira, 8 de março de 2013

Destino: Agra e o Taj Mahal

Depois de nossa curta passagem pela mística Varanasi, e depois de dizer adeus a alguns de nossos amigos que voltaram diretamente para Kolkata, nosso grupo partiu em direção ao único destino que está presente em toda viagem para a Índia: a cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, mais conhecida por abirgar um das mais famosas criações humana de todos os tempos: o Taj Mahal. De fato, a fama do monumento é tão grande que poucas pessoas sabem que ele está localizado em Agra antes de virem à Índia, e muito menos que a cidade tem mais a oferecer do que o Taj - o que faz muitas pessoas chegarem lá, tirarem algumas fotos e correrem para Jaipur (para aqueles na rota do Triângulo Dourado) ou de volta à Delhi.

Agra foi fundada em 1501 para ser a capital do do império do Sultão Sikander Lodi. No entanto, a cidade foi conquistada pelo império Mughal em 1526. Ser uma cidade fundamental para o poder do império fez com que Agra florescesse, especialmente durante os reinos dos imperadores Akbar e Shah Jahan. Foi neste período que os principais marcos da cidade, incluindo o Taj, foram construídos.

Chegamos em Agra ao amanhecer, e fomos surpreendidos na própria estação de trem por uma vista impressionante  a estação fica colada na imensa muralha de arenito vermelho do Forte Agra. Passamos pela sempre presente chateação de negociar um preço mais-ou-menos justo com os motoristas de rickshaw, e fomos para nosso hotel, que se chamava Saniya Palace e ficava perto do Portão Sul do complexo do Taj Mahal. Ficamos muito impressionados com a incrível vista para o Taj do restaurante no terraço do hotel, que nos permitiu nosso primeiro olhar para ele.

A vista do terraço

Depois de descansar um pouco, e já que tinham nos dito que a visita ao Taj era muito melhor pela manhã (um bom conselho, aliás), investimos nossa tarde em uma visita ao Forte Agra. O forte foi construído para uso militar pelo imperador Akbar em 1565, mas Shah Jahan o transformou  em um palácio completo com várias adições ao projeto original. Ironicamente, depois de ter sido deposto por seu filho, o forte tornou-se sua prisão pelos últimos oito anos de sua vida, uma prisão de luxo de onde ele podia admirar sua criação, o Taj Mahal, à distância.

O forte é uma construção massiva e impressionante, com altas muralhas e inúmeros pátios, alguns dos quais abrigando jardins, espaço para exercícios militares, salões para audiênciaa públicas ou apenas passeios ricamente decorados.

As modificações de Shah Jahan são facilmente reconhecíveis por serem todas construídas em mármore branco, seu material preferido, em oposição ao arenito vermelho das muralhas e estruturas principais.

MADNESS? This... is... SPARTAAAAA

Parte do sistema de coleta e drenagem de água da chuva

Depois de visitar o forte, fomos dar uma olhada no chamado "Baby Taj". Este pequeno mas bonito mausoléu abriga os restos mortes do avô da princesa Mumtaz Mahal (para quem o Taj foi construído), e dizem que serviu de inspiração para a arquitetura geral do Taj.

Uma vez que tínhamos decidido visitar o Taj apenas pela manhã, nosso motorista nos levou para um pequeno parque localizado do outro lado do rio que corre atrás do Taj Mahal, onde pudemos apreciar uma bonita vista do monumento, juntamente com um belo pôr-do-sol.

Acordamos às 4h00 da manhã e começamos a caminhada gelada entre nosso hotel e o Portão Sul do Taj. Como acontece tão frequentemente na Índia, havia um sistema de segurança lento, burocrático e altamente ineficiente funcionando no local. Tivemos que comprar o caro ingresso em um guichê que ficava relativamente distante da entrada (e claro que não havia placas informando nada aos recém-chegados), e depois esperar longos minutos em uma fila mais longa ainda, até que eles começaram a chamar as pessoas, revistar roupas e bolsas, e liberar o acesso. O problema é: TODO MUNDO sabe que turistas que se dispõem a estar às quatro da matina no portão, enquanto ainda está escuro, estão atrás de uma vista/foto do Taj ao amanhecer, mas os guardas não mexem um dedo para começar os procedimentos de segurança até que esteja totalmente claro. O resultado óbvio dessa equação é que quem está na frente da fila literalmente CORRE que nem louco para conseguir uma boa foto antes que a multidão tome conta do local.

Dito isto, o Taj Mahal é verdadeiramente uma experiência inesquecível. Muita bobagem é dita por mochileiros presunçosos sobre como o lugar é "batido" ou "turistinha", mas quem vai lá raramente saira desapontado.

O Taj foi construído pelo imperador Shah Jahan como um mausoléu em homenagem à sua amada terceira esposa, a princesa Mumtaz Mahal, que morreu durante o parto de um de seus filhos. Os mais renomados arquitetos persas e árabes, assim como artesãos de todo o mundo conhecido foram chamados para produzir esta maravilha, feita quase inteiramente de mármore branco. Ao amanhecer, os raios do sol fazem como que o mármore adquira tons rosas e avermelhados, aumentando ainda mais sua beleza.

Uma pessoa poderia passar todo o dia andando pelos jardins super bem-cuidados, e ainda se impressionar com a calma beleza do lugar. Poderia também passar semanas indo lá todos os dias, dando a volta no Taj e entrando em suas câmaras, e ainda se maravilhar com as paredes esculpidas em mármore, a simetria da arquitetura, a beleza da caligrafia árabe das passagens do Corão gravadas ali, e com tudo o mais. Todo e qualquer pequeno espaço, ainda que aparentemente insignificante, é repleto de beleza, e dá para se notar em cada detalhes como todo o complexo foi cuidadosamente planejado e construído. É realmente um dos maiores, senão o maior, feitos do engenho humano, e é impossível não ficar embasbacado. Aquele imperador REALMENTE amava sua esposa.

Nossa pequena estadia em Agra estava chegando ao fim, e tivemos de correr para o hotel para fazer as malas e ir para a estação pegar nosso trem para Jaipur. Não foi sem uma ponta de tristeza que dissemos adeus ao belo Taj, uma magnífica joia em meio a uma terra de deserto impiedoso. Também nos despedimos de alguns membros do nosso grupo que estavam voltando para Kolkata. Pelo menos teremos esta foto, e todas as memórias incr;iveis de Agra, para guardar com carinho pelos anos vindouros.